Reflexões


Olá amigos, como estou me preparando para o ministério da palavra, resolvi escrever aqui, sempre que possível, uma reflexão da liturgia diária.

Um comentário:

  1. LC 13 - 22,30 "Esforçai-vos para entrar pela porta estreita"

    Na liturgia de hoje Jesus nos mostra que é difícil ser cristão e entrar no céu.
    Ser Cristão é difícil, extremamente difícil, muitas vezes exige de nós renuncias, muitas vezes nós temos que andar na contra-mão do mundo para viver a santidade e conseguir entrar pela porta estreita e nos salvar.
    No Evangelho alguém chega em Jesus e pergunta: "Senhor é verdade que são poucos os que irão se salvar?" e Jesus responde dizendo: "Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque muitos tentarão entrar mas muitos não conseguirão."
    Então a vida do Cristão é uma vida dura, nós podemos comparar com a vida de um trabalhador que acorda 04:00 da manhã todos os dias, toma o café rapidinho e sai correndo para pegar o ônibus senão perde, quando entra no ônibus, já tá lotado, tem que ir em pé, aí desce e as vezes tem que pegar outras conduções, vejam uma pequena semelhança com o Evangelho quando nós temos que pegar o metrô de São Paulo em horário de pico, são milhares de pessoas tentando entrar por uma porta estreita, muitas vezes não conseguem nem andar, são levados, e ainda tem um tempo para entrar quando o tempo se acaba um som é emitido, a porta se fecha e muitos ficam pelo caminho.
    Embora haja uma certa semelhança nesta situação, esta porta estreita nos levará apenas para o nosso destino, trabalho faculdade etc.
    A porta estreita que Jesus se refere no Evangelho nos levará para o céu! portanto para conseguir entrar por esta porta é sofrido como toda a situação descrita anteriormente sobre o trabalhador, porém é muito mais difícil, pois além de toda a dificuldade nós ainda teremos o peso da cruz que carregamos todos os dias, mas Deus está conosco.
    Neste domingo também celebramos o dia do catequista, aliás todo pai e toda mãe é automaticamente um catequista e deve educar seus filhos na fé, e tem muitos pais que tem "jogado" seus filhos na catequese e dito: boa sorte catequista, se vira! portanto a obrigação dos pais é catequizar também e se for preciso até colocar seus filhos de castigo, a segunda leitura vai dizer que o Pai põe de castigo seus filhos para o bem deles.
    E neste dia dedicado aos catequistas, todos são chamados a seguir o caminho da porta estreita, e muitas vezes pelo caminho irão sentir dificuldades e muitas vezes irão se sentir sozinhos, mas o Senhor estará com vocês, o Senhor tem vistos os seus sofrimentos, e se um catequizando seu se salvar e for para o céu por causa de uma palavra sua ou pelas suas atitudes, o seu lugar no céu também já estará garantido.
    O Senhor não medirá esforços para nos salvar, Jesus responde ao homem que muitos não conseguirão entrar pela porta estreita, e aí nós podemos pensar uma coisa: Se Jesus sabe que muitos não conseguirão entrar pela porta estreita, então porque Ele não faz algo para mudar isso, porque Ele não aumenta o tamanho desta porta. Ele não faz isso porque Deus nos deu algo chamado livre arbítrio, liberdade, e somos nós que devemos querer e nos esforçai para entrar pela porta estreita, Deus fará de tudo para nos salvar, não medirá esforços, portando peçamos à Ele toda fé necessária para que nós possamos resistir a todas as dificuldades que aparecerem pelo caminho, para que a gente possa entrar pela porta estreita e alcançar o reino dos céus! Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! Amém.

    ResponderExcluir